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O PROGRAMA

O QUE É O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFMT?

O Residência Pedagógica (RP) é um programa da CAPEs em parceria com o IFMT que fomenta a formação de professores. O programa traz uma proposta que busca aperfeiçoar a formação inicial de professores formados na instituição, bem como envolver as diferentes esferas administrativas que definem as diretrizes educacionais nas ações cotidianas das escolas-campo, buscando assim uma educação integrada e com melhores resultados para a sociedade.
Participam do RP licenciandos que estão cursando a partir do 5º Semestre ou que tenham cursado 50% da carga horária do curso. 

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O projeto Institucional do RP do IFMT tem como objetivo geral oportunizar aos licenciandos a vivência e experimentação das situações do cotidiano escolar e da prática docente buscando fomentar suas habilidades de articulação entre teoria e prática proporcionando assim sua autonomia no fazer docente. Além disso, o projeto do programa também busca:

  • Promover a imersão do discente no ambiente escolar;
  • Familiarizar os discentes com relação a legislação e documentos norteadores que regem o ensino;
  • Contribuir com a melhoria na qualidade do Ensino de Educação Básica;
  • Fomentar no licenciando a busca pela autonomia em sua prática docente;
  • Despertar nos licenciandos o interesse na carreira docente;
  • Fortalecer a formação de professores por meio de articulação entre o IFMT e as escolas parceiras;
  • Fortalecer e conceituar o IFMT enquanto instituição formadora de profissionais da educação;
  • Contribuir com a formação continuada dos professores das escolas parceiras;
  • Desenvolver projetos de pesquisa, extensão e/ou intervenção pedagógica com temáticas voltadas para as principais necessidades das escolas-campo;
  • Produzir e difundir conhecimento por meio de participação em eventos da área das licenciaturas. 
 HISTÓRICO DO PROGRMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFMT?

 A primeira participação do IFMT no RP teve início em 2018 por meio do EDITAL CAPES nº 06/2018. Na oportunidade o IFMT foi contemplado com 144 bolsas para os residentes, alunos dos cursos de licenciatura da instituição.

Atualmente o IFMT está participando pela segunda vez do programa, contemplado no edital EDITAL CAPES nº 01/2020, com o projeto aprovado em oitavo lugar a nivel nacional. Esse resultado respresenta um forte avanço na consolidação da formação de professores no âmbito do IFMT. Para você conhecer mais sobre o RP no IFMT, navegue nos links disponíveis no menu no topo desta página. 

 CORRDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PEDAGÓGICA NO IFMT

 Instituído pela Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018, o RP é gerenciado pela Coordenação Institucional (CI). Para assumir esse função, o servidor deverá obecer alguns critérios dados pela Portaria nº 259 de 17/12/2019: ser aprovado pelo órgão colegiado ou equivalente na IES; possuir preferencialmente o título de doutor; pertencer ao quadro permanente da IES como docente e estar em efetivo exercício, ministrando disciplina em curso de licenciatura; possuir experiência mínima de 3 (três) anos como docente do ensino superior em curso de licenciatura; possuir experiência na formação de professores; não ocupar o cargo de reitor, vice-reitor, presidente, vicepresidente, pró-reitor ou cargo equivalente na IES; firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da Capes.

As atribuições do CI são divididas em dois grupos: gestão administrativa do projeto institucional e gestão didático-pedagógica. 

Na gestão administrativa a CI deve: 

  • responder pela coordenação institucional do programa perante as secretarias de educação as escolas, a IES, e a Capes;
  • acompanhar as atividades previstas no projeto e seus subprojetos;
  • assessorar a pró-reitoria de graduação ou órgão equivalente sobre assuntos relacionados aos programas de formação de professores da educação básica;
  • atualizar, nos sistemas de gestão da Capes, informações relativas às escolas nas quais se desenvolverão as atividades dos programas;
  • preencher informações sobre as atividades desenvolvidas no projeto em sistemas de gestão da Capes, quando solicitado;
  • responsabilizar-se pelo acompanhamento e efetivação do cadastro dos bolsistas do programa que coordena em sistema eletrônico próprio da Capes;
  • examinar o pleito dos participantes do projeto;
  • deliberar quanto à suspensão ou cancelamento de bolsas,
  • garantindo a ampla defesa dos bolsistas do projeto;
  • enviar à Capes documentos de acompanhamento das atividades dos beneficiários do programa, sempre que forem solicitados;
  • manter-se atualizado em relação às normas e manuais estabelecidos pela Capes;
  • manter seus dados atualizados nos sistemas de gestão da Capes;
  • comunicar imediatamente à Capes qualquer alteração ou descontinuidade das atividades do projeto institucional ou de seus subprojetos.
  • solicitar documentação comprobatória dos requisitos para o recebimento das bolsas previstas nesta portaria e manter essa documentação arquivada, conforme legislação pertinente;
  • cadastrar no sistema de gestão da Capes os docentes orientadores e os coordenadores de área;
  • acompanhar a folha de pagamento dos bolsistas de sua IES;
  • informar à Capes, durante a execução do Projeto, os núcleos que apresentarem número de licenciando inferior a 75% do número mínimo definido em edital;
  • encaminhar à Capes, quando solicitado, documentação comprobatória de que atende aos requisitos estabelecidos nesta Portaria para a modalidade de bolsa de coordenador institucional.

Na gestão didático-pedagógica a CI está incumbida de: 

  • elaborar o projeto institucional articulado com os currículos dos cursos de licenciatura e as orientações da BNCC;
  • coordenar institucionalmente o projeto;
  • articular-se com os dirigentes das secretarias de ensino e os diretores das escolas a fim de desenvolver de forma integrada as ações do projeto institucional;
  • realizar o acompanhamento pedagógico do projeto institucional;
  • promover reuniões e encontros periódicos com os participantes do projeto, membros das escolas e docentes da IES para tratar de assuntos relativos ao projeto institucional;
  • participar das atividades de acompanhamento e de avaliação dos programas colaborando com o aperfeiçoamento do Programa;
  • participar da organização de seminários de formação de professores para a educação básica promovidos pela IES ou pela Capes.

A seguir você pode conhecer os serividores que já colaboraram com o IFMT na função de CI do RP. 

 

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